Quantos peixes cabem no meu aquário?
Praticamente todos os amantes do mundo subaquático já olharam para o seu aquário e, em algum momento, se fizeram a mesma pergunta: quantos peixes cabem ali?
Infelizmente, nem todos os aquários vêm com um manual indicando a quantidade média de peixes que podem ser mantidos lá dentro. Como resultado, muitos proprietários acabam introduzindo mais peixes do que o recomendado, às vezes com resultados desastrosos.
Então, como saber quantos peixes podem ser mantidos dentro de um aquário? Existem vários fatores a serem considerados, bem como diferentes métodos para calcular os níveis seguros de estoque.
A regra do litro de água por cada centímetro de peixe
A regra mais conhecida para calcular quantos peixes podem caber em um aquário é a regra do centímetro de peixe por litro de água. No entanto, este cálculo não leva em consideração alguns pontos que influenciam no número ótimo de peixes, como plantas aquáticas, iluminação e o tipo de peixe. Portanto, essa regra é mais um guia que pode nos ajudar a estimar o número real.
Além disso, há outros detalhes a serem considerados:
O tamanho e a forma importam
Assim como as pessoas, os peixes não têm todos o mesmo tamanho e forma. Por exemplo, não é a mesma coisa ter em um aquário de dez litros dez peixes cebra ou dez dourados, pois os peixes maiores geram mais resíduos e, portanto, requerem mais volume de água.
O tamanho final do peixe adulto
Muitas vezes, os peixes não atingiram seu tamanho adulto quando são trazidos para casa pela primeira vez. Antes de comprar qualquer peixe, é conveniente pesquisar o tamanho que ele alcançará quando adulto.
O sexo dos peixes
Saber o sexo dos peixes é importante, pois se você tiver machos e fêmeas, eles se reproduzirão e o número de peixes aumentará rapidamente.
Deixe espaço para o movimento
Os peixes também precisam de espaço para nadar. Apesar dos números no papel, o aquário pode ser pequeno demais para que o peixe se mova confortavelmente.
Objetos ocupam espaço na água
Outro erro comum é assumir que o tamanho do aquário é equivalente ao número de litros de água que contém. Um aquário de 40 litros bem decorado com cascalho, rochas e plantas não contém realmente 40 litros de água: o volume de água geralmente é entre 10-15% menor que o tamanho do tanque.
Cálculo da superfície
Quanto maior a superfície da água, maior será a troca de oxigênio, o que por sua vez suportará um maior número de peixes. Portanto, a superfície da água afeta diretamente quantos peixes você pode manter em seu aquário.
No entanto, assim como a regra anterior, a regra da área superficial não é perfeita. Sua principal vantagem é levar em consideração aquários com formas incomuns.
Leia também

Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução e criação de um camaleão
Você tem um casal de camaleões e está considerando a reprodução deles? Quer encontrar um parceiro para o...Leia mais

O que alimentar meus roedores?
Você gostaria de saber se está fornecendo todos os nutrientes necessários para seu roedor? Muitos roedores...Leia mais

Quanto tempo vive um hamster?
Esses bichinhos adoráveis, com suas caudas, patas e orelhas pequenas, têm muitas semelhanças com os ratos,...Leia mais