Quanto tempo vive um hamster?
Esses bichinhos adoráveis, com suas caudas, patas e orelhas pequenas, têm muitas semelhanças com os ratos, especialmente no que diz respeito à limpeza. Além disso, também têm uma esperança de vida semelhante. Mas, afinal, quanto tempo vive um hamster doméstico? Conhecer a resposta a essa pergunta é importante se você estiver pensando em ter um como animal de estimação.
Afinal, os hamsters estão se tornando cada vez mais populares como animais de estimação, especialmente para famílias com pouco espaço e tempo para cuidar de animais maiores e mais exigentes. A questão de quanto tempo um hamster vive é condicionada por vários fatores, como você verá a seguir.
Então, qual é a expectativa de vida dos hamsters?
A esperança de vida das diferentes espécies de hamsters é de 2 a 3 anos. Mas este é apenas o padrão mais generalizado, já que houve casos de hamsters que viveram até os 7 anos. Por outro lado, também existem espécies cujos exemplares mal chegam a 1 ano e meio de vida.
Levar isso em consideração é de suma importância para decidir se adotar ou não um ou mais desses animaizinhos. Vale ressaltar que eles são uma excelente opção para crianças e pessoas inexperientes no cuidado de animais de estimação, pois são fáceis de cuidar e não demandam muito tempo.
Se você ou os pequenos da casa são muito sensíveis e se apegam muito aos animais de estimação, a curta vida de um hamster pode representar um inconveniente emocional. Nestes casos, a melhor opção é conhecer as pequenas variações nos anos de vida de cada espécie.
Aspectos a considerar sobre la esperança de vida de um hamster
A duração da vida de um hamster comum não depende apenas das condições biológicas de cada espécie e subespécie. Assim como em seus habitats naturais, existem variáveis nos ambientes domésticos que devem ser consideradas e atendidas da melhor maneira possível para prolongar sua esperança de vida. Alguns desses aspectos são:
-
Alimentação: Por serem animais onívoros, os hamsters tendem a se alimentar principalmente de sementes e, ocasionalmente, de alguns insetos. Você pode preparar sua comida misturando diferentes tipos de sementes e vegetais frescos, mas também existem rações especiais para hamsters que ajudam a economizar tempo.
-
Condições de vida: É bastante comum manter esses animais em gaiolas de tamanho grande, sendo imprescindível que tenham dimensões mínimas de 30 x 20 x 18 cm para que possam viver bem. Além disso, é importante incluir brinquedos para diversão e rodas para que se exercitem e evitem a obesidade. Evitar o estresse melhora sua expectativa de vida, então é importante colocar a gaiola em um local tranquilo e sem muito barulho.
-
Cuidados de limpeza e higiene: Os hamsters são naturalmente higiênicos em seus habitats, mas em cativeiro não serão capazes de manter suas gaiolas limpas a menos que você cuide disso. Revise a gaiola uma vez por dia para limpar as fezes e faça uma limpeza mais profunda a cada semana.
-
Períodos de sono e descanso: Assim como os humanos, a qualidade do sono dos hamsters influencia drasticamente sua saúde geral. Portanto, é importante nunca interferir em suas horas de sono durante o dia.
-
Visitas ao veterinário: Considerando a curta vida que podem ter, é incomum que um hamster precise ir a uma clínica veterinária. No entanto, levando-o pelo menos duas vezes por ano para uma revisão geral, garante-se que ele viva tanto quanto as condições biológicas permitirem.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução e criação de um camaleão
Você tem um casal de camaleões e está considerando a reprodução deles? Quer encontrar um parceiro para o...Leia mais
O que alimentar meus roedores?
Você gostaria de saber se está fornecendo todos os nutrientes necessários para seu roedor? Muitos roedores...Leia mais
Quantos peixes cabem no meu aquário?
Praticamente todos os amantes do mundo subaquático já olharam para o seu aquário e, em algum momento, se...Leia mais