O que alimentar meus roedores?
Você gostaria de saber se está fornecendo todos os nutrientes necessários para seu roedor? Muitos roedores têm uma dieta flexível e a capacidade de se adaptar a qualquer menu, como os ratos. Outros, como as ardilhas, têm requisitos alimentares mais exigentes e específicos. Vamos explorar em detalhes as diferenças entre as dietas específicas para cada roedor.
A alimentação dos roedores
Das muitas espécies de roedores ao redor do mundo, apenas algumas podem ser mantidas como animais de estimação. Essas geralmente são hamsters, ou porquinhos-da-índia, embora você também possa ter optado por um rato, uma esquilo ou uma chinchila. Na Pets ALFA, gostamos de todos e não conseguimos escolher! Todas essas espécies têm uma coisa em comum, na qual baseamos suas dietas ideais:
Todos os roedores e lagomorfos (coelhos) têm incisivos afiados para roer e se defender, e esses dentes não param de crescer durante toda a vida do animal. Daí a importância de uma alimentação que os desgaste adequadamente.
Alimentação dos hamsters
Se o seu amigo é um hamster, já mencionamos que, apesar de serem onívoros, sua alimentação é baseada em uma dieta vegetariana. Portanto, eles não podem ficar sem nutrientes ricos em:
- Vitaminas
- Minerais
- Fibras E sempre verificando se são baixos em gorduras. Seu cardápio diário pode incluir ração específica para hamsters, sem esquecer de oferecer complementos vegetais.
Alimentação dos porquinhos-da-índia
Os porquinhos-da-índia, ao contrário dos hamsters, são animais herbívoros, mas isso não significa que não precisem de nada além de sua ração! Um dos essenciais que não pode faltar para este roedor é o feno. O feno atua duplamente em sua digestão e no desgaste dos dentes.
Se você quiser garantir que ele não tenha deficiência de vitamina C, pode oferecer pimentões ou brócolis diariamente.
Alimentação dos coelhos
Os lagomorfos (coelhos) têm algo de especial, eles comem pequenas quantidades com muita frequência, então nunca devem ficar sem comida e água. Além de sua ração completa com ingredientes que imitam os alimentos que encontrariam em seu habitat natural, eles gostam de complementar sua dieta com vegetais.
Os coelhos são herbívoros estritos, portanto, devem comer verduras frescas diariamente, pois estas têm um alto teor de fibras, vitaminas e minerais. Por exemplo, rúcula, agrião e as partes verdes da cenoura (folhas). O ideal é que haja variedade para que se acostumem a todos os sabores. No entanto, os coelhos são seletivos e podem ter seus favoritos.
Além disso, não é aconselhável incluir cereais ou sementes em sua dieta. Ou seja, a alimentação deles deve ser o mais semelhante possível ao que comeriam na natureza. Além disso, um componente essencial que nunca deve faltar é o feno, para manter seu trato intestinal sempre funcionando e também garantir um bom desgaste dental. Na verdade, deve compor 80% da alimentação total do seu coelho.
As curiosas dietas de outros roedores
Não queremos esquecer de outros pequenos animais de estimação. Vamos ver quais pratos eles pediriam em um restaurante:
Dieta baseada em plantas
Ratos e camundongos consomem muitas plantas. Eles comem grama, grãos, sementes e galhos pequenos. Os porcos-espinhos e as esquilas comem pinhas jovens.
Dieta baseada em nozes
A maioria dos roedores adora nozes. As esquilas são as principais consumidoras de frutos secos. Ratos, camundongos e porcos-espinhos também são grandes fãs deste tipo de alimento.
Dietas para carnívoros
Alguns roedores comem carne. Os ratos são especialmente propensos a comer carne e peixe. Eles conseguem digerir carne podre e consumir restos de lixo humano. Eles não perdem nenhuma oportunidade!
Dietas com frutas e bagas
Em ambientes selvagens e naturais, os roedores comem frutas e bagas, que são os alimentos que geralmente encontram em seus habitats.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução e criação de um camaleão
Você tem um casal de camaleões e está considerando a reprodução deles? Quer encontrar um parceiro para o...Leia mais
Quantos peixes cabem no meu aquário?
Praticamente todos os amantes do mundo subaquático já olharam para o seu aquário e, em algum momento, se...Leia mais
Quanto tempo vive um hamster?
Esses bichinhos adoráveis, com suas caudas, patas e orelhas pequenas, têm muitas semelhanças com os ratos,...Leia mais