Dicas para ensinar seu papagaio a falar
Os papagaios são conhecidos por sua habilidade em imitar sons. Ensinar seu papagaio a falar pode ser um processo muito gratificante, mas você precisa ter em mente que nem todos os papagaios falam ou têm a mesma facilidade para isso. Para determinar se sua ave é um bom candidato para o treinamento da fala, faça algumas pesquisas. Sabe-se que algumas aves falam melhor do que outras, portanto não espere que seu animal de estimação diga mais do que é capaz.
Neste post, vamos lhe dar uma série de diretrizes para ensinar seu papagaio a falar e transformá-lo em um verdadeiro tagarela.
Primeiros passos para ensinar seu papagaio a falar
A maneira mais rápida de incentivar uma ave a repetir sons é estabelecer uma rotina de treinamento e trabalhar com ela todos os dias. No entanto, esse método não é totalmente garantido e seu papagaio pode não responder a ele de forma eficaz. Ainda assim, vale a pena tentar:
Escolha palavras curtas. A melhor maneira de incentivar as aves a falar é selecionar algumas palavras curtas para que elas comecem. Exemplos de boas palavras iniciais: olá, tchau ou um nome próprio.
Repita essas palavras com entusiasmo. Palavras simples, quando ditas com entusiasmo, parecem ser mais interessantes para a maioria dos papagaios. Certifique-se de falar com sua ave em um tom alegre e positivo. Além disso, você deve repetir as palavras com frequência e em diferentes momentos do dia.
Contexto visual: Enquanto você está ensinando seu papagaio a falar, você pode mostrar a ele objetos ou alimentos, como um brinquedo para pássaros ou sua comida favorita. Isso ajudará seu papagaio a associar os sons a ações ou objetos visuais.
Escolha a palavra que mais o interessa. Observe seu pássaro enquanto você repete as palavras que escolheu. Se prestar muita atenção, provavelmente verá que algumas palavras chamam mais a atenção dele do que outras. Use a palavra à qual sua ave responde com maior interesse como sua primeira "palavra de treinamento".
Treine sempre com a mesma palavra. Uma vez que você tenha identificado uma palavra que interessa ao seu amigo emplumado, repita-a o máximo possível. Os papagaios aprendem a imitar através da repetição, então dizer a palavra repetidamente é a única maneira de incentivar sua ave a repeti-la.
Reforço positivo: Celebre cada tentativa de seu papagaio de imitar sons. Você pode usar petiscos para pássaros como recompensa, carinhos ou simplesmente palavras de incentivo.
Embora seja sempre melhor que os proprietários ensinem seu papagaio a falar diretamente, alguns optam por usar ferramentas de aprendizado adicionais, como reprodutores, para ajudar a ensinar suas aves a falar. O uso dessas ferramentas pode ser eficaz e não prejudicará o processo de treinamento, mas você deve entender que essa ferramenta nunca substituirá a interação, e deve ser usada apenas como um auxílio suplementar para o treinamento.
Se você sentir que seu papagaio está demorando muito no treinamento da fala, tente ensinar algo um pouco mais simples, como assobiar. Muitas aves acham que assobiar é muito mais fácil do que imitar a fala.
Com amor, paciência e muita prática e treinamento, a maioria das aves da família dos papagaios aprenderá a imitar algum som. Tenha em mente que existem algumas espécies de papagaios que têm mais facilidade para falar do que outras, como o papagaio cinza africano e o papagaio-yaco.
Preste atenção às vocalizações que sua ave faz durante o dia. Você ficará surpreso ao descobrir que reconhece alguns deles como sons ambientais que ela ouve todos os dias em sua casa, como telefones, alarmes de micro-ondas e campainhas.
O que fazer se não tiver sucesso em ensinar seu papagaio a falar?
Digamos que depende muito da personalidade de sua ave. Enquanto algumas aves aprendem a fala humana com bastante facilidade, outras levam meses ou até anos para dizer sua primeira palavra. Algumas nunca falarão, mesmo que os proprietários trabalhem diligentemente com seus animais de estimação.
Evite a repetição forçada Uma coisa muito importante que você não deve fazer é forçar seu papagaio a repetir palavras de forma constante, pois isso pode estressá-lo e reduzir seu interesse em aprender. O ensino deve ser um processo divertido e você deve criar um ambiente tranquilo para ele.
E se, mesmo assim, seu pássaro nunca disser uma palavra humana, você não deve se sentir mal. O treinamento da fala, a interação e a socialização ajudam a fortalecer o vínculo entre você e seu animal de estimação. Então, se sua ave permanecer em silêncio, você pode ter certeza de que sempre terá um companheiro adorável, inteligente e interessado em conviver com você. O que mais se pode pedir?
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução e criação de um camaleão
Você tem um casal de camaleões e está considerando a reprodução deles? Quer encontrar um parceiro para o...Leia mais
O que alimentar meus roedores?
Você gostaria de saber se está fornecendo todos os nutrientes necessários para seu roedor? Muitos roedores...Leia mais
Quantos peixes cabem no meu aquário?
Praticamente todos os amantes do mundo subaquático já olharam para o seu aquário e, em algum momento, se...Leia mais